quinta-feira, 11 de março de 2010






Declarações de Lula constragem até aliados

Agências - 10/3/2010 - 22h32

Adalberto Roque/AFP
Sem forças: jornalista Guilhermo Fariñas é atendido por médico em seu 13º dia de greve de fome contra prisões políticas do governo castrista.
A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou os presos políticos cubanos a criminosos comuns de São Paulo, em entrevista à agência Associated Press, anteontem, irritou parlamentares e deixou de saia justa até a base aliada do governo no Congresso, incluindo membros do seu próprio partido, o PT.

Entre os mais constrangidos estão os que sofreram prisão política na ditadura militar. "Ele atuou contra os interesses do Brasil e a favor da ditadura cubana", criticou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), ex-guerrilheiro de esquerda expulso do País nos anos de chumbo. Ontem foram registrados novos protestos da oposição contra o presidente e poucos levantaram a voz em sua defesa. O presidente também deverá receber nesta sexta-feira carta registrada postada pelo Diário do Comércio com o pedido dos dissidentes pela intervenção dele contra as prisões políticas na ilha.

Greve continua – Em declarações feitas na noite de ontem a um canal de tevê de Miami, de sua casa em Santa Clara, onde entrou em seu 13º dia de greve de fome, o jornalista inependente Guillermo Fariñas assegurou que o engenheiro Félix Bonne Carcassés, um dos mais conhecidos opositores dentro da ilha é quem o substituirá, assim que morra, na greve de fome. "Se Coco Fariñas morrer, eu vou tomar o lugar dele em greve de fome até o final" – anunciara Bonne Carcasses.

"Estamos falando de um homem de mais de 60 anos, diabético, cardiopata e me preocupo muito com essa decisão dele", disse Fariñas.


Matéria do Diário do Comércio link